Agenda cultural tem lançamentos musicais e eventos online

A arte contemporânea brasileira em exposição digital 360º, o cinema italiano em festival, literatura, jazz, blues, samba, pop, rock, MPB e muito mais para aquecer o seu fim de semana

BeFunky-collage

Live da Orquestra de Ouro Preto fará um tributo a Duke Ellington | Foto: Divulgação

O outono faz os termômetros despencarem e não há nada mais acolhedor do que um “fimde” em casa, curtindo um monte de opções de todas as plataformas artísticas, em programações online, mostrando a diversidade dos nossos artistas. Bora lá!?

A partir desta sexta-feira, 18, a exposição “1981/2021: Arte Contemporânea Brasileira na coleção Andrea e José Olympio Pereira”, em cartaz no CCBB RJ, também poderá ser visitada virtualmente. Com tecnologia de fotografia digital 360º, o tour virtual permite um passeio completo pela mostra, como se o visitante estivesse caminhando pelas galerias do centro cultural, sem sair de casa. O acesso pode ser feito pelo site do CCBB RJ: www.bb.com.br/cultura.

No palco virtual do "Araruama Cultura On-line" desta sexta-feira, 18, vai ter show ao vivo do cantor Dom Ícaro, a partir das 19h, na página da Prefeitura no Facebook.

A friburguense Giovana Aguilera, semifinalista do The Voice Kids, lançou “Ten”, sua primeira música autoral nas redes sociais. A música é o primeiro single de um EP que está em produção. Confira no YouTube.

A Festa do Cinema Italiano volta online em 2021 com 11 pré-estreias e um foco especial, homenageando e revisitando a obra da diretora Alice Rohrwacher. Cada dia são exibidos dois filmes em pré-estreia. Cada filme é exibido duas vezes, em datas diferentes, a partir das 18 horas e durante 24 horas. E o foco Alice Rohrwacher fica disponível durante todo o festival. Até 27 de junho, os filmes podem ser assistidos online e acessados diretamente no site do festival www.festadocinemaitaliano.com.br e por meio da plataforma Looke; para assistir é necessário realizar um cadastro gratuito no site.

Dois compositores mineiros, Enzo Menta e Cláudio Massena, lançam canções nas plataformas digitais. Enzo Menta sempre manteve suas atividades musicais paralelas ao trabalho como dentista. Agora, lança seu primeiro EP, com influências da MPB, do rock, do reggae e da soul music. Você encontra Enzo Menta no YouTube ou no Deezer e no Spotify. Massena relança uma canção de sucesso que é "Entre o Homem e a Mulher" e lança música em parceria com Paulinho Pedra Azul, intitulada “Sigamos”. Confira neste link.

Já assistiu ao novo clipe dos Bartira? Corre lá no canal Midas Music no YouTube e dá o play. Uma linda história sobre amizade, amor, carinho, esperança e fé na canção "Difícil Acreditar”, acústico, com Tatila Krau. Marque seus amigos, seus amores que merecem esse carinho e prestigie a banda friburguense que é sempre sucesso!

Lançado em plena pandemia e com enorme sucesso, o livro “O Amor Não se Isola”, de Maria Beltrão, ganha versão em áudio-book pela Máquina de Livros. A própria Maria lê seus textos. Quer saber mais? Confira aqui.

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro acaba de reabrir as portas para as visitas guiadas, um dos serviços mais procurados pelo público. Agora, o máximo permitido são 15 pessoas por vez, em apenas dois dias de atividades presenciais abertas aos cariocas e turistas, mantendo todos os protocolos de segurança. Para poder participar, a prioridade é fazer o agendamento através deste link , pelo email visitaguiada.tmrj@gmail.com ou pelo telefone (21) 2332-9227.

O “Festival Cultive Experiências Culturais” vai movimentar a web com super programação gratuita, com dança, oficinas, artes visuais, literatura, circo para crianças, shows, concurso de fotografia, teatro em formato de podcast e sorteio de prêmios. O festival ocorre até domingo, 20, a partir das 16h, e será transmitido no site www.festivalcultive.com.br.

 

Falar de amor, felicidade, alegria e, principalmente, desfrutar de bons momentos junto de quem amamos nunca esteve tão em evidência como nestes dias atuais. Para fortalecer esses sentimentos o festival “A pipa e a flor e o mundo encantado de Rubem Alves” traz em sua primeira edição, totalmente online e gratuita, a poesia do grande escritor. As apresentações são totalmente gratuitas e acontecem até domingo, 20, sempre às 16h, no canal do Instituto Rubem Alves, no YouTube.

Nesta sexta, 18, Leila Maria faz o show “Billie, Ella e Eu”, no “Jazz in Concert”, da Casa Julieta de Serpa, no Flamengo, às 21h. Apenas presencial, com público reduzido e ingressos pelo site Sympla.

O projeto “Arte em Diálogo — Na quarentena”, do Museu de Belas Artes, será retomado a partir desta sexta, 18, às 16h, com um vídeo do artista e professor Lydio Bandeira de Mello, nas redes sociais do MNBA: Facebook e Instagram. Aos 92 anos, o mineiro de Leopoldina, Zona da Mata mineira, continua em plena atividade.

O espetáculo infantil Suspeitos, texto inédito de Denise Crispun, ganha sua primeira montagem, idealizada pelo ator Alcemar Vieira, no Paço Imperial, centro do Rio de Janeiro, com transmissões online e gratuitas, a partir de sábado, 19 de junho, e até 17 de julho de 2021, pelo YouTube, em quatro sessões por semana.

Representatividade importa. A frase que tem se repetido ultimamente reforça a criação do espetáculo inédito “O Pequeno Herói Preto”, que estreia sua primeira temporada de forma remota, virtual e gratuita no dia 19, às 11h no canal www.youtube.com/opequenoheroipreto. Gravado no Teatro Firjan Sesi Centro e contando a aventura de Super Nagô, um youtuber de 10 anos que descobre seus poderes através de sua família, o solo infantojuvenil.

A cantora Dorina é a convidada do projeto “Nosso Samba”, neste sábado, 19, às 19h, no canal oficial do Sambabook no YouTube. Participações de Paulão 07 Cordas e da cantora Bia Aparecida.

Zélia Duncan traz para o palco do Teatro Prudential, no sábado, 19, o show do álbum “Pelespírito”, que marca 40 anos de sua carreira. Ainda sem público, a cantora vai se apresentar ao lado do poeta e músico pernambucano Juliano Holanda, seu parceiro nas 15 canções do álbum, e Webster Santos, que também assina a produção. O show será transmitido na plataforma do teatro, e as vendas serão através do site da Sympla.

O projeto Teatro das Oprimidas, atuante direto na linha da Educação e Direitos Humanos, lança dia 19 de junho uma ocupação artística-virtual gratuita com abertura da programação às 10h45 com o “Café Feminista”, cuja mediação é feita por Maiara Carvalho, coordenadora do projeto. Em tom de bate-papo, a conversa envolve as mulheres participantes do projeto que abordarão temas centrais como feminismo, negritude, favela e arte. Para acessar, há o Facebook, o YouTube ou o Instagram.

As lives continuam agitando as redes. No sábado, 19, a partir das 20h, ocorre a live do Wesley Safadão. A apresentação em comemoração a São João terá a participação especial da ex-BBB Juliette, Alceu Valença, Israel & Rodolffo, Taty Girl e Tirullipa. O show será transmitido gratuitamente por meio do Youtube.

A partir das 20h30, tem live apresentação da Orquestra Ouro Preto com um tributo a uma das maiores lendas do jazz: Duke Ellington. Ao lado do renomado pianista Cristian Budu, o concerto terá no repertório sucessos que marcaram a história da música. A transmissão será realizada por meio do YouTube.

No domingo, 20, às 16h, ocorre a live "Grandes Músicos para Pequenos". O projeto irá apresentar o espetáculo “Rockzinho Beleza”, misturando clássicos do rock brasileiro e brincadeiras de antigamente. Na trilha sonora, estão canções como “O Carimbador Maluco”, “Mosca na Sopa”, “Tente Outra Vez”, entre outros sucessos nacionais. A transmissão será realizada por meio do Facebook e do YouTube.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *